top of page

Depressão: O que podemos aprender com ela?

  • Mariana Giglio
  • 28 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura


uma pessoa sentada cabeça baixa, em tristeza

Por vezes questionamos sobre alcançar a tal felicidade, mas sabemos que a vida não se apresenta como uma onda de alegrias e realizações. Frequentemente o caminho pode ser árduo, incerto e triste.


Não é incomum estarmos num estado de dor, culpa, dúvida, raiva e depressão, levando nossa vida para lugares mais sombrios.


A depressão cada vez mais acomete milhares de pessoas no mundo e seus sintomas estão cada vez mais conhecidos popularmente, compartilhados em redes sociais, em roda de conversas com amigos, em palestras no trabalho, entre outros. Mas para além da importância do olhar médico quando necessário, há uma outra perspectiva muito valiosa se tivermos coragem de encará-la.


Se você passa por uma depressão ou já passou em algum momento de sua vida, reflita o seguinte: qual o significado desses sintomas que se apresentam em meu corpo e minha mente? qual o significado da minha depressão? o que este estado depressivo diz sobre mim?


A psicologia junguiana oferece uma perspectiva de que a meta da vida não é necessariamente a felicidade, e sim o significado. E é através do sofrimento que alcançamos a sabedoria e uma maior consciência de quem somos. Além disso, entende que a depressão pode ser compreendida como um sofrimento de uma “alma que não descobriu seu significado”. E neste contexto o processo de psicoterapia é uma grande oportunidade e ferramenta para o entendimento dessa falta de significado.


“O principal objetivo da terapia psicológica, não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece num equilíbrio entre a alegria e a dor. Quem não se arrisca para além da realidade jamais encontrará a verdade”. Carl Gustav Jung


A dor e o sofrimento são indícios de que algo vital ainda existe dentro de nós, aguardando nosso convite para voltar ao mundo. É preciso ter coragem para valorizar o que a depressão tem para nos ensinar.


Pedir ajuda para passar por esse processo também é ter coragem!


Mariana Giglio - Psicóloga Clínica

CRP: 06/88028

 
 
 

Commentaires


Les commentaires ont été désactivés.
bottom of page