Sonhos: Quais informações eles nos trazem?
- Mariana Giglio
- 24 de fev. de 2024
- 1 min de leitura

Os sonhos são, sem dúvida, o caminho para o mundo da alma. Eles nos trazem informações a respeito da nossa interioridade.
A Psicologia Analítica, conhecida como Junguiana, utiliza a análise dos sonhos como uma ferramenta para acessar a voz do inconsciente, eles podem ser usados para ajudar no processo de cura das dores emocionais e psicológicas, contribuindo para que as pessoas possam compreender e superar seus problemas..
Durante o processo terapêutico, o paciente é incentivado a recordar e registrar os próprios sonhos, através de técnicas específicas é possível trazer à tona informações importantes para o autoconhecimento.
É muito importante evitar interpretações imediatas, preexistentes ou pesquisadas na internet, cada sonho é único e pertence somente ao sonhador, sendo assim os significados dos sonhos são pessoais.
Os sonhos devem ser acessados por meio da intuição, dos sentimentos e não racionalmente, não é recomendável buscarmos interpretações literais e sim significados simbólicos. Os símbolos que aparecem em nossos sonhos possuem várias possibilidades, sentidos e significados.
Dar voz aos nossos sonhos é valorizar informações de extrema importância do nosso mundo interior, ajudando a compreender melhor a nós mesmos e aos outros, uma fonte valiosa de autoconhecimento.
Que tal separar um caderno dos sonhos e criar o hábito de registrá-los assim que acordar?
Se você faz psicoterapia leve-os para a sessão, trabalhar com os sonhos sem dúvida será algo fascinante.
“Os sonhos costumam tocar nosso ponto cego. Eles nunca nos dizem o que já sabemos, mas o que não sabemos.”
Marie Louise Von Franz
Mariana Giglio - Psicóloga Clínica
CRP: 06/88028
Comments